segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Planejamento... a alma do negócio

Esse post chegará a ser meio redundante. Mas é muito importante ressaltar a importância de um bom planejamento quando a idéia é viajar (e não só de moto).

Pra vocês terem uma idéia, o meu primeiro ato pré-viagem foi a compra de uma jaqueta própria para andar de moto, e isso foi em setembro de 2010.

Nesse meio tempo, fui a Rivera comprar uma mochila maior, comprei GPS, adaptei suporte pra camera digital (e tive que comprar uma nova, porque minha antiga pifou), comprei suporte pra guidom do GPS, adaptei tomada 12v na moto, mandei a moto pra revisão geral (onde troquei filtro de ar, cabos de acelerador e embreagem, troca do óleo da bengala, lubrificação geral, regulagem do carburador entre outras coisas "básicas").

Comecei montando os trechos onde queria ir no google maps, calculando a distância por trecho. Depois fui no mapa em "papel" que tenho (recordação de Cambará do Sul, quando fui em 2009). Estabelecidas as paradas, entrei nas comunidades das cidades onde pretendia parar pra pegar mais informações de onde parar e comer, além de "verificar" o que cada cidade tinha de melhor para oferecer.

"Garibaldi - Lages - Urubici - Laguna - Capão da Canoa" esses seriam meus paradouros. A partir dai fui buscar pousadas e hoteis onde pudesse me instalar. Vale ressaltar que durante o planejamento, a idéia sempre foi não rodar mais que 350km por dia, justamente por sair cedo da cidade origem e chegar na cidade "destino" antes do meio dia. Desta forma, não estaria tão cansado para encarar o dia seguinte.

No site da ANP consegui a lista dos postos de combustível que poderia abastecer durante minha viagem. Um dos motivos é que uso "exclusivamente" gasolina V-power da Shell (que poderá ser motivo de um post mais adiante). Na prática, tirando o meu abastecimento em Laguna (que foi Esso, já que o posto Shell que iria abastecer ficava no trajeto pra Guarda do Embaú, que acabei não indo por causa da chuva).

Tudo isso envolveu algumas noites de sábado, regadas a Polar(es) bem geladas, com minha companheira pra todas as horas, a Jô, me dando opiniões e sugestões. Mesmo não tendo gostado "muito" da idéia, ela sempre me apoiou, e esteve comigo no início, meio e fim desta aventura!

O que posso dizer é que a viagem foi um sucesso. Nenhum problema na moto, nenhuma "furada" nas pousadas ou hoteis que fiquei, nenhum restaurante "peçonhento" me esperando. Se eu pudesse dar uma dica a todos que lêem o blog, seria essa - PLANEJEM CADA KM DE SUAS VIAGENS, curtam o momento. A viagem começa muito antes da gente ligar o botão do "start", e termina muito depois.

Ainda hoje me pego "viajando", sentindo e curtindo o vento no rosto que em algum momento dessa aventura soprou em mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário